Hoje temos aula. 1ª aula desse semestre, turma de administração semestre 2.
Segue abaixo a grade deste semestre
Segue abaixo a grade deste semestre
DC0116 | Empresas e Negócios | |||||
DC0117 | Estatística Aplicada | |||||
DC0118 | Filosofia, Ética e Responsabilidade Social | |||||
DC0128 | Psicologia Organizacional | |||||
DC0131 | Economia e Gestão |
Curso: | Administração - Bacharelado |
Disciplina: | DC0131 - Economia e Gestão |
Período letivo: | 2011.2 |
Carga horária: | 60 |
Nº de créditos: | 3 |
Professores que lecionam essa disciplina |
Ementa | |
Introdução à micro e macroeconomia. Economia. A ciência da escassez. Mercado. Preços. Oferta e demanda. Curvas de demanda. Oferta e equilíbrio. Variações da demanda e oferta. Novo equilíbrio. Noções de mercados e funcionamento dos sistemas econômicos. | |
Objetivo | |
- Estudar o papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Estudar o processo de produção e de custos. Estudar os agregados macroeconômicos. | |
Curso: | Administração - Bacharelado |
Disciplina: | DC0116 - Empresas e Negócios |
Período letivo: | 2011.2 |
Carga horária: | 60 |
Nº de créditos: | 3 |
Professores que lecionam essa disciplina |
Ementa | |
Conceitos de empresa e de negócios. Conceito de cadeia produtiva. Conceito de cadeia de valor empresarial. Atividades centrais da empresa. Setores econômicos. Estruturas econômicas setoriais. Definição e caracterização dos diferentes tipos de mercados. Tipologia de clientes. | |
Objetivo | |
- Descrever a estrutura e o funcionamento de empresas industriais, comerciais e de serviços do ponto de vista dos seus negócios e respectivas atividades de valor. - Descrever os diferenciais competitivos e as competências centrais de uma empresa, a partir da análise externa de sua atuação no mercado e diagnóstico interno de seus principais recursos e habilidades. - Estabelecer missão, visão e valores organizacionais a partir da compreensão da dinâmica competitiva das empresas e das condições do ambiente de negócios. - Identificar a natureza, estrutura e características dos diversos tipos de empresas. | |
Curso: | Administração - Bacharelado |
Disciplina: | DC0117 - Estatística Aplicada |
Período letivo: | 2011.2 |
Carga horária: | 60 |
Nº de créditos: | 3 |
Professores que lecionam essa disciplina |
Ementa | |
Introdução. Noções básicas de estatística com a coleta, armazenagem, exposição e conclusões sobre diferentes tipos de dados. Estatística descritiva com distribuição de freqüência, medidas de posição e dispersão, assimetria e curtose. Probabilidade com as distribuições binomial e normal. Correlação e regressão. | |
Objetivo | |
- Fazer cálculos estatísticos de probabilidade através de dados oriundos do ambiente interno e externo das organizações. - Fazer cálculos estatísticos utilizando variáveis aleatórias que interajam com as necessidades das organizações. - Elaborar pesquisas utilizando-se de intervalos de confianças para avaliar resultados das organizações. - Aplicar testes de hipóteses para se avaliar resultados dentro das organizações. | |
Curso: | Administração - Bacharelado |
Disciplina: | DC0118 - Filosofia, Ética e Responsabilidade Social |
Período letivo: | 2011.2 |
Carga horária: | 60 |
Nº de créditos: | 3 |
Professores que lecionam essa disciplina |
Ementa | |
O homem na visão filosófica. Formas de Conhecimento Humano. Ética: Conceituação, objeto, campos e fontes. Comportamento ético. Ética empresarial: análise ética nas organizações modernas. Ética profissional: deontologia da profissão contábil. A Ética e a Lei: o código de ética profissional do contabilista. | |
Objetivo | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
- Compreender o conhecimento filosófico - Desenvolver uma consciência ética orientadora de sua conduta moral, pessoal e profissional; - Compreender como se processou e se desenvolveu o conhecimento científico; - Desenvolver o processo de compreensão da atividade científica como processo social, continuado, ininterrupto, constante e criativo; - Conhecer os conceitos de ética; Desenvolver a competência de identificar a ética como doutrina da conduta humana; - Desenvolver uma consciência Ética orientadora de sua conduta moral, pessoal e Profissional, Desenvolver o senso ético e humanista na organização, mediante o conhecimento da ética da vida sócio-econômica; - Desenvolver um raciocínio global da análise ética nas organizações modernas;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário